Geral

Como usar o livro 1984 como alusão literária na redação?

Como usar o livro 1984 como alusão literária na redação?

#RecomendaçãoDoMago 

Alusão Literária

1984 | George Orwell 

“1984” é uma obra-prima da ficção do século XX e um livro que merece ser lido por todos. Ele faz uma reflexão profunda a respeito dos riscos e das mazelas dos governos totalitários de qualquer matiz ideológico. Escrito na década de 1940, em plena efervescência dos regimes autocráticos ao redor do mundo, 1984 desenha um mundo distópico (um futuro terrível para a humanidade) em que o globo se divide em apenas três imensos territórios; o personagem principal, Winston Smith, reside na Oceania, na região onde no passado havia sido a Grã-Bretanha. Lá, os habitantes experimentam um regime ditatorial marcado pela vigilância governamental onipresente e pela manipulação da imprensa e da História.

Esse livro pode ser usado para discutir muitas coisas, não é? Temas como “Fake News”, “autoritarismo” ou “liberdade de expressão” podem ser pensados a partir do romance de Orwell. Vejamos, então, um exemplo de parágrafo.

       Exemplo:

         Em primeira análise, a limitação da liberdade de expressão favorece as estruturas totalitárias de poder. Essa questão foi muito bem desenvolvida por George Orwell em seu romance “1984”, no qual há um governo centralizador e autoritário que não mede esforços para a manutenção do seu domínio. Entre outras estratégias, os líderes impedem que qualquer expressão contrária ao regime seja exposta na televisão, na mídia impressa ou mesmo em conversas entre as pessoas, tornando inviável a organização da população para se contrapor a quem está no poder. Dessa maneira, pode-se fazer um paralelo com a realidade atual: quando a expressão individual ou da imprensa é atacada, ocorre a fragilização da possibilidade de oposição, fortalecendo formas de governo pouco democráticas.

Quer mais repertórios como esse para usar na sua redação?

Adquira o e-book 50 alusões para usar na redação 

Por 3x de R$25,00