Geral

Modelo de Redação: A importância do aspecto socioemocional na educação

Modelo de Redação: A importância do aspecto socioemocional na educação

Modelo de Redação 

Tema: A importância do aspecto socioemocional na educação

Autoria: Equipe Mago da Redação

A reprodução desta redação sem o consentimento prévio é terminantemente proibida.

Introdução

Atribuem-se à escola, na atualidade, diversas responsabilidades. Entre elas, destaca-se a formação integral do indivíduo, a qual deve necessariamente contemplar o aspecto socioemocional da educação. Nesse sentido, é fundamental refletir sobre a instituição educacional como espaço de promoção da empatia e de outras habilidades socioemocionais que preparem os educandos para a vida.

Argumento I 

Com efeito, é possível destacar a elaboração da empatia em ambientes educacionais atentos às questões socioemocionais. Essa habilidade, definida pelo psicólogo Daniel Goleman como a capacidade de compreender o outro e colocar-se em seu lugar, é de extrema importância na contemporaneidade, pois é a chave de relações pautadas em cuidado e auxílio mútuo, bem como da compreensão e do respeito às diferenças. Por isso, iniciativas que busquem levar os alunos a compreender melhor o que sentem e encorajá-los a uma convivência assertiva são de grande interesse para o ensino do país.

Argumento 2

Ademais, o desenvolvimento do aspecto socioemocional da educação é também importante para que os estudantes aprendam a viver em harmonia na sociedade. Dentro dessa perspectiva, é válido destacar que Émile Durkheim, fundador da Sociologia, afirmava ser a escola um espaço privilegiado para o processo de socialização, o qual consiste no aprendizado das regras e expectativas da convivência comum. Logo, um processo pedagógico em que os alunos são estimulados à interação e à reflexão sobre seus relacionamentos e sentimentos cria condições para que os discentes se preparem para os desafios que serão encontrados ao longo da vida adulta.

Conclusão

Portanto, é de fundamental importância incluir o desenvolvimento de competências do âmbito da socialização e da emoção nas escolas. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação promova cursos de formação continuada sobre o tema, com o fito de fortalecer a empatia e a convivência salutar entre os alunos.

Prepare-se para qualquer concurso com quem entende de redação e educação! 

Garanta a sua vaga no curso através do site

www.professorraphaelreis.com.br