Geral

Modelo de Redação: A relação entre cultura e cidadania – 38.8/40 no TJPR

Modelo de Redação: A relação entre cultura e cidadania – 38.8/40 no TJPR

Modelo de Redação 

Tema: A relação entre cultura e cidadania

Autoria: Kelli Daiane 

Nota: 38.8/40 no TJPR 

A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibida.

Introdução

Com o advento da globalização, o contato entre diferentes culturas se tornou algo comum. Nesse sentido, o direito à cultura revela-se como inerente ao ser humano e essencial para a compreensão da história dos povos e do desenvolvimento das nações. Nota-se, no entanto, que tal direito não é plenamente assegurado, o que evidencia a necesidade de mais atuação do Estado para ampliá-lo. 

Argumento I 

Primeiramente, vale ressaltar a importância da cultura para a formação integral do ser humaon. Nesse viés, o contato com museus, cinema, teatro, dança e leitura contribui para o desenvolvimento do senso crítico e do poder cognitivo dos indivíduos, que constroem o seu capital cultural. Além disso, a cultura desperta empatia e a alteridade em uma “modernidade líquida”, a qual, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, é marcada pelo individualismo e pelos laços interpessoais fragilizados. Ademais, é por meio do acesso à cultura que torna-se possível reduzir as desigualdades sociais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida daqueles que podem usufruir desse direito. Isso é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando-se, assim, o princípio da dignidade humana. 

Argumento 2

Ademais, é essencial compreender a relação entre cultura e cidadania. Para o sociólogo Thomas Marshall, a cidadania é a conquista de direitos, o que revela a importância de assegurar a cultura como um direito a todos os cidadãos. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do relativismo cultural, o qual reconhece todas as culturas como importantes. Isso evita o etnocentrismo – quando o indivíduo reconhece a sua cultura como superior às demais – e contribui para a formação de cidadãos mais altruístas e que convivem em harmonia social. Dessa forma, a cultura e a cidadania estão amplamente relacionadas e são primordiais para que todos ajam em prol do bem comum. 

Conclusão

Por fim, convém destacar o dever do Estado na garantia de acesso à cultura bem como no incentivo à difusão e à preservação das manifestações culturais. Nesse sentido, o acesso à cultura pode ser garantido por meio de políticas públicas de Estado, como o transporte público gratuito aos fins de semana para eventos culturais. Além disso, deve haver o incentivo por meio de campanhas que fomentem a importância da cultura para a sociedade. Outrossim, as manifestações culturais devem ser preservadas e garantidas pelo poder público, a fim de promover o bem de todos, sem preconceitos e estereotipizações, a fim de construir uma sociedade menos intolerante e mais desenvolvida em suas relações.

Prepare-se para o TJ-ES  com o curso completo de redação do Mago da Redação.

Adquira aqui!