Geral

Modelo de Redação: O empreendedorismo como impulsionador econômico e social

Modelo de Redação:  O empreendedorismo como impulsionador econômico e social

Modelo de Redação 

Tema: O empreendedorismo como impulsionador econômico e social

Autoria: Prof. Raphael Reis 

Especial Banco do Brasil 

A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibida.

Introdução

No século XIX, o brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão ou Visconde de Mauá, ergueu um dos maiores impérios da história do país, em uma época sem nenhum auxílio governamental para empreendedores e partindo de uma infância humilde. Sua trajetória nos mostra o potencial do empreendedorismo como impulsionador econômico e social, opção que é dificultada pela grande burocracia do país e pela desigualdade de condições.

Argumento I 

Em primeira análise, é muito difícil abrir um negócio no Brasil. O Banco Mundial, maior banco de desenvolvimento do mundo, revelou em uma pesquisa que nosso país está entre os mais burocráticos para se abrir um negócio, levando meses para que todos os documentos estejam adequados. Além disso, a mesma instituição aponta a dificuldade dos empreendedores de pagar impostos, pois, além de volumosos, são variados e complexos, gastando horas de trabalho para serem calculados.

Argumento 2

Em segunda análise, é importante levar em consideração que nem todos são capazes de iniciar um negócio em um país desigual como o Brasil. Segundo a Fundação Perseu Abramo, o empreendedorismo no país é, em larga medida, apenas “gestão da sobrevivência”, isto é, as pessoas iniciam trabalhos autônomos para ganhar o mínimo para a subsistência, como vender alimentos ou água. Por isso, atitudes devem ser tomadas para potencializar a chance de ascensão possibilitada pelo empreendedorismo.

Conclusão

         Portanto, é preciso que haja reformas legislativas no que tange à burocracia e à complexidade dos impostos que pesam sobre os autônomos brasileiros, a fim de incentivar mais pessoas a seguir por esse caminho com potencial de impulsionar a economia. Ademais, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) deve oferecer microcrédito para empreendedores iniciantes, para que todos tenham oportunidade de avançar até onde Mauá foi capaz de chegar.  

Ainda temos vagas para o curso completo de redação para o Banco do Brasil! 

Acesse o site www.professorraphaelreis.com.br e adquira enquanto é tempo.