Geral
Redação pronta: As relações sociais na cidade
Redação pronta
Tema: As relações sociais na cidade
Autoria: Prof. Raphael Reis
Introdução
No conto “O Homem da Multidão”, Edgar Allan Poe, por meio de um narrador não identificado, retrata o sentimento complexo de viver nas grandes cidades, onde se está a todo momento rodeado por multidões mas, na prática, cada um carrega consigo a própria solidão (apresentação do tema a partir de alusão literária). Essa perspectiva se mantém verdadeira até a contemporaneidade, em que a perda da vivência comunitária e a ausência do direito à cidade deterioram as relações sociais (tese).
Argumento I
Em princípio, a organização das cidades promoveu uma perda das conexões próximas entre membros de uma mesma comunidade. Nesse sentido, de acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, o modelo de organização da sociedade nas vilas rurais era pautado na ajuda e na confiança mútua; contudo, com a estrutura urbana em grandes prédios e promovendo o isolamento, as relações se fragilizam, fazendo da cidade um local de solidão.
Argumento II
Ademais, não há esforços direcionados para a construção de espaços de sociabilidade nas urbes. Dentro dessa perspectiva, é válido ressaltar o pensamento de Henri Lefebvre, o qual criou o conceito de “direito à cidade” para se referir à importância de os cidadãos poderem gozar livremente dos espaços. Conforme o sociólogo, essa prerrogativa vem sendo invalidada pela falta de praças e parques, espaços públicos e democráticos em que é possível ressignificar as relações no ambiente urbano.
Conclusão
Percebe-se, pois, que as conexões humanas nas urbes da atualidade passam por fragilidade, reforçando a sensação de solidão retratada por Poe. Dessa maneira, é importante valorizar espaços democráticos de sociabilidade e a construção de relações sólidas pautadas na confiança.
ESQUENTA TRT-GO! Confira o Curso Completo de Redação.