Modelos de Redação
Redação pronta sobre os desafios climáticos na contemporaneidade
Com a realização da COP-30, em novembro de 2025, no Brasil, o tema sobre os desafios climáticos está quentíssimos para redação de concursos públicos.
Pensando nisso o Mago da redação fez uma redação pronta sobre esse tema no capricho do zero, ao vivo e junto com os alunos. Confira o modelo e a aula realizada.
Modelo de Redação sobre Os desafios Climáticos
De acordo com a Constituição Federal, todas as pessoas têm direito ao meio ambiente saudável, porque isso impacta a qualidade de vida em sociedade [contextualização]. No entanto [conectivo], essa prerrogativa legal encontra obstáculos, pois [1] a sociedade consumista acelera os impactos ambientais, [2] que atingem de forma mais intensa as pessoas pobres [tese].
De fato [conectivo], a busca pela novidade na aquisição de bens é a principal causa da situação catastrófica em que se encontra a natureza [tópico frasal]. Nesse contexto [conectivo], segundo Lipovetsky, vive-se sob a égide do hiperconsumo, de modo que as pessoas desejam comprar cada vez mais em busca de felicidade e pertencimento [fundamentação]. Com isso [conectivo], pressiona-se o sistema produtivo, ainda dependente de combustíveis fósseis, uma fonte poluente que deve ser enfrentada com prioridade nas discussões da COP 30 visando à transição para fontes energéticas limpas [conclusão parcial].
Nesse sentido [conectivo], outro aspecto relevante nessa discussão é perceber que as populações marginalizadas são as que mais sofrem com os impactos ambientais [tópico frasal]. Nessa perspectiva [conectivo], os mais pobres e os indígenas são impactados pela lógica dos grupos que mais consomem, já que não possuem condições de proteção contra as mudanças climáticas, a exemplo das ilhas de calor e do desmatamento. Isso [termo de retomada] é denominado nas ciências sociais “racismo ambiental”, o que impacta diretamente naquilo que o pensador Ulrich Beck chamou de sociedade de risco [fundamentação]: as ações antrópicas são responsáveis pelos danos ao meio ambiente e, por conseguinte, à existência humana [conclusão parcial].
Portanto [conectivo], é preciso mudar o modelo de consumo para que os mais pobres possam gozar do direito ao meio ambiente equilibrado [retomada da tese]. Para isso [conectivo], é preciso que as nações estabeleçam metas mais ousadas para a transição energética e para a mudança do modelo produtivo, bem como direcionem recursos para o desenvolvimento sustentável dos grupos vulneráveis [fechamento – intervenção].
Aula Escrevendo Redações do Zero
Conheça nossas redes sociais
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: profrapha

