Modelos de Redação
Redação pronta sobre Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
Na redação do ENEM 2025, foi cobrado o seguinte tema de redação: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.
Pensando que o tema de redação do ENEM pode inspirar as bancas de concursos públicos, fizemos uma redação sobre esse tema – no caso de redação para concursos públicos não há a necessidade nem a obrigação de ter proposta de intervenção na conclusão.
Modelo de Redação sobre Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
No Brasil, os idosos são protegidos pelo Estatuto do Idoso, que tem como finalidade última promover o bem-estar desse grupo [contextualização]. Contudo [conectivo], as expectativas de envelhecimento não são promissoras no Brasil, uma vez que [1] os velhos são considerados como inúteis e [2] vivenciam o desafio de superar a solidão [tese].
Em primeira análise [conectivo], é importante destacar que os estigmas culturais reforçam a ideia de que as pessoas mais velhas não possuem serventia [tópico frasal]. Nessa lógica [conectivo], O filósofo Byung-Chul Han menciona que a atual sociedade valoriza sobretudo as pessoas que são consideradas produtivas, excluindo aquelas que não fazem mais parte do mercado de trabalho [fundamentação]. Isso [termo de retomada], além de gerar estereótipos, faz com que os idosos se tornem invisíveis para a sociedade [conclusão parcial].
Ademais [conectivo], a terceira idade sofre com o medo de ser relegada ao esquecimento [tópico frasal]. A esse respeito [termo de retomada], o gerontólogo Alexandre Kalache afirma que o maior medo dos seus pacientes é a solidão. Dentro dessa perspectiva [conectivo], pode-se dizer que a “modernidade líquida”, conceito de Zygmunt Bauman para se referir à fragilização dos vínculos sociais [fundamentação], é particularmente perversa na velhice, dado que os mais experientes temem o afastamento de familiares [conclusão parcial].
Portanto [conectivo], as expectativas de envelhecimento no Brasil não são positivas, porque há a necessidade de se pensar em mais ações que combatam os estigmas associados à velhice para que esse segmento social possa ser valorizado no seu saber e encontre, nas relações sociais, acolhimento em vez de exclusão [retomada da tese + fechamento].
Essa redação foi realizada do absoluto zero, ao vivo e junto com os alunos. É expressamente proibido utilizá-la sem o consentimento do Prof. Raphael Reis
Confira a aula Escrevendo do Zero na qual foi realizado o texto acima
Cursos de Redação para Concursos Públicos
Pacotes de Correções Personalizadas
Conheça nossas redes sociais
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: profrapha

