Escrevendo do zero uma redação sobre FOLCLORE

No dia 21/09/2023, usando metodologia exclusiva e única da equipe Mago da Redação, elaboramos uma redação ao vivo, do zero e de forma colaborativa com os alunos sobre FOLCLORE! 

Abaixo segue modelo de redação sobre FOLCLORE, resultado desse encontro transmitido ao vivo no canal do YouTube Professor Raphael Reis

Redação pronta sobre FOLCLORE

INTRODUÇÃO:

[Apresentação do tema] O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. [Tese] Nesse sentido, embora ele seja extremamente relevante para a formação da memória coletiva, na sociedade contemporânea, a massificação cultural impede sua valorização.

ARGUMENTO 1:

[Tópico frasal] Em primeira análise, o folclore pode ser entendido como a “alma de um povo”. [Fundamentação] Tal proposição foi formulada pelo filósofo alemão Herder, o qual estudou a cultura popular da sua nação e defendeu que as produções nascidas espontaneamente na sociedade são o espelho mais fiel da memória coletiva. Nesse cenário, é válido destacar as produções de Franklin Cascaes, as quais reforçam elementos do folclore para criar a identidade da população de Florianópolis.

ARGUMENTO 2:

 [Tópico frasal] Apesar disso, a cultura no capitalismo é baseada na lógica da lucratividade, o que impede a disseminação da cultura popular. [Fundamentação] Nesse contexto, o filósofo Adorno chama a atenção para o fato de que a “Indústria Cultural” sufoca outras possibilidades artísticas, uma vez que homogeneiza o pensamento. Dessa forma, o caráter pedagógico da arte, conforme refletido por Aristóteles, é descaracterizado. Isso pode ser observado na preferência social de se comemorar o “Halloween” em detrimento do “Saci-Pererê”, festividades que acontecem na mesma data.

Conclusão:

 

 [Retomada] Por fim, conquanto o folclore seja essencial para a formação de um povo, ele é deixado de lado em favor da subvenção da arte à ótica do lucro. [Fechamento] Com isso, são necessárias ações que recuperem o folclore brasileiro, assim como nas produções de Monteiro Lobato, a exemplo do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. 

Curso de Revisão de Redação TRT-12

Correção de redação personalizada e mentoria de redação: magodaredacao@gmail.com e (32) 98813-7835

Curso de Revisão para o TRT12-SC. Clique AQUI

 

Outros cursos e e-books: www.professorraphaelreis.com.br

Siga o Mago da Redação na redes sociais:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

 

Telegram: profrapha

3 Dicas Matadoras para o TRT12-SC

Estamos na reta final do TRT12-SC! E, agora, quem poderá me salvar? Eu, o Mago da Redação!

Confira as 3 dicas matadoras no carrossel – elas irão contribuir para o aprimoramento da sua produção textual.

1. Fique de olho na tese da redação

A tese é o coração de uma redação: ela é prometida na introdução, defendida nos parágrafos argumentativos e retomada na conclusão. Faça uma tese objetiva e com com dois tópicos. Confira este exemplo de introdução:

O Estatuto do Idoso é uma lei que visa à proteção das pessoas idosas, inclusive, possui diretrizes de combate ao etarismo (contextualização). Contudo, embora haja esse importante ordenamento jurídico, a sociedade hiperconsumista (tópico I) e práticas de violência simbólica (tópico II) intensificam os conflitos entre gerações.

2. Sofistique a sua argumentação

Na fundamentação, sofistique sua argumentação combinando duas estratégias argumentativas de forma contextualizada. Lembre-se que a FCC gosta bastante do argumento de autoridade e da alusão literária. De fato, são repertórios que deixam bonito demais as reflexões!

Guarde estes 5 conceitos coringas, porque certamente um deles você irá usar na redação: sociedade líquida (Bauman), hipermodernidade (Lipovetsky), Indústria Cultural (Adorno), sociedade do controle (Deleuze) e felicidade (Aristóteles)

3. Estude com o Prof. Rapha!

Conheça nossos materiais para o TRT12-SC

5 truques do Mago para você melhorar BRUTALMENTE a sua redação

O prof. Raphael Reis, vulgo Mago da Redação, preparou uma aula especial na qual revelou os seus 5 truques para qualquer pessoas melhorar BRUTALMENTE  a redação.

1. Monte uma tese binária objetiva e assertiva

2. Em um dos parágrafos argumentativos, use o repertório de autoridade

3. Leve para a prova 5 autores coringas

4. Se preferir usar o encaminhamento de solução na conclusão, lembre-se de detalhá-la

5. Ler

Confira neste vídeo as explicações detalhadas de cada um desses itens. Isso levará o seu texto para outro nível!

https://www.youtube.com/watch?v=7U4GDp90Iws

Siga o Mago da Redação nas Redes Sociais

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Concursos para TRTs: um projeto de vida

No episódio 6 do MagoCast, conversamos com o Gustavo Gazzola e com a Débora Gazzola. O Guz, após 15 reprovações, conseguiu 8 nomeações e, hoje, é analista do TRT-MG. Já a sua esposa, após usar o método do Guz, passou com 6 meses para o cargo de analista do TRT3-MG!

Confira o episódio “Concursos TRTs: um projeto de vida” no YouTube e no Spotify.

Vamos com tudo!

https://www.youtube.com/watch?v=PB32kakiGrk

Quero escutar no Spotify

Siga o Prof. Raphael Reis nas Redes Sociais

YouTube: Professor
Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Como usar o filme M3gan na redação?

Alusão Cinematográfica
Como usar o filme M3gan na redação?


M3gan” é um filme de suspense e ficção científica dirigido por Gerard Johnstone e lançado em 2022. Retomando a tradição dos bonecos malvados no cinema de horror, como já visto em franquias como “Brinquedo assassino” (1988) e “Annabelle” (2014), a obra avança para a contemporaneidade inserindo um novo elemento: a inteligência artificial. Além desse tema, outros como a solidão, o luto, a inabilidade de lidar com pessoas de carne e osso em ambientes reais e a dependência tecnológica são abordados no filme.


A inteligência artificial que anima o corpo do robô desenvolve sentimentos, se mostra capaz de sentir ciúmes, possessão e ódio, além de planejar vinganças. Assim, sua imaturidade emocional acha conveniente eliminar qualquer “ameaça” a Cady ou à sua relação com a menina – um cachorro da vizinhança é morto, a própria vizinha, um colega de escola. Atemorizada, Gemma tira M3gan de Cady, mas a menina já criou uma dependência tão grande do robô que se revolta contra a tia, tornando-se agressiva como um dependente químico em crise de abstinência. E M3gan tampouco se deixará separar facilmente de Cady. “M3gan” é um sucesso pop que, em seu enredo, traz reflexões muito contemporâneas. Vejamos, a seguir, um parágrafo explorando um desses temas, a dependência tecnológica:

Exemplo:
Ademais, a presença massiva dos dispositivos tecnológicos na vida contemporânea, embora facilite o dia a dia sob diversos aspectos, cria uma série de problemas que não podem ser negligenciados, como a dependência tecnológica. Nas crianças, essa subordinação pode ser ainda mais danosa, como podemos ver no filme “M3gan”, do diretor Gerard Johnstone. Na obra, uma menina órfã ganha uma boneca dotada de inteligência artificial para suprir a ausência de seus pais, mortos em um acidente de carro, e logo cria uma dependência em relação ao brinquedo. Essa alegoria pode ser vista também na vida real, quando pais ausentes enchem seus filhos de dispositivos como videogames, tablets e smartphones, criando neles uma verdadeira compulsão pela tecnologia.


Quer mais repertórios como esse para usar na sua redação?
Adquira o e-book 50 alusões para usar na redação
Por 3x de R$25,00

Xandão filosófico: como usar as obras O Príncipe e O Pequeno Príncipe na redação

Eu fiz uma postagem no meu Instagram @profraphaelreis que viralizou. Nela, tenho como ponto de partida a “tirada” do Ministro do STF Alexandre de Moraes que envolveu as obras “O príncipe” e “O Pequeno Príncipe”.

A postagem foi esta aqui:

Se o Xandão fosse corretor da FCC, teria pesado a mão na nota de conteúdo do advogado Hery Kattwinkel.

 Ao tentar defender a sua tese, o advogado citou “que os fins justificam os meios” e que essa reflexão faz parte do “Pequeno Príncipe”. Alguém sabe quais foram os 3 erros BÁSICOS nessa afirmação?

Primeiro, a diferença entre citação e argumento de autoridade que tanto falo nas minhas aulas – veja, isso é válido não somente na redação…. Citar por citar não te leva a lugar nenhum. É necessário usar o conceito de forma contextualizada e correta.

Segundo, houve uma inversão de autores e obras. Maquiavel escreveu “O Príncipe”, mas “O Pequeno Príncipe” é de autoria de Antoine de Saint-Exupéry. Essas obras são bons repertórios para a argumentação seja de uma redação ou de uma sustentação oral desde que utilizadas de forma correta, senão o Xandão vai te pegar…

Terceiro, na obra de Maquiavel não há a frase citada. Na verdade, isso foi atribuído a ele em futuras interpretações.

 Conclusões:

  Você gostaria que o Prof. Rapha fizesse uma aula comentando as duas obras e como usá-las corretamente na redação? Coloque nos comentários: SIM, quero saber como usar essas produções na redação 😉

2 Se o advogado Henry tivesse estudado com o Prof. Rapha não teria feito feio. Fato.

3 Descobrimos quem treina os corretores da FCC…

4 O importante é aprender com essas situações e ler as duas obras – são totalmente diferentes, porém são totalmente importantes e ricas.

5 Venha estudar com a Equipe Mago da Redação: www.professorraphaelreis.com.br

Como houve centenas de pedidos, fiz uma aula especial para mostrar como usar essas obras na redação. Confira neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=JtnXkpp1mbA

Siga o prof. Raphael Reis nas redes sociais

YouTube: Professor
Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Possíveis Temas de Redação DPE-MG (banca Fundep)

O concurso do DPE-MG, organizado pela banca Fundep, está chegando: dia 15/10. E, como não poderia faltar nesta reta final, o Mago da Redação fez uma lista de possíveis temas de redação no capricho!

1. Esgotamento profissional (Síndrome de Burnout) e os seus impactos na saúde mental e na economia.

2. O uso de Inteligência Artificial nas atividades laborais

3. Os valores importantes para se criar um bom ambiente de trabalho

4. Violência nas Escolas

5. Proteção de crianças e adolescentes

6. Uma combinação destruidora: discurso de ódio e disseminação de notícias falsas

7. Racismo

8. A importância da preservação do patrimônio público

9. Como combater o etarismo?

10. Os Desafios da Inteligência Artificial

Curso de Redação DPE-MG

Com a dedicação de 2h diárias, é possível concluir a parte teórica em até 10 dias.


Quero fazer o curso de redação DPE-MG com o Prof. Raphael Reis

Siga o Prof. Raphael Reis nas redes sociais

YouTube: Professor
Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Divulgue nos
grupos de estudos as redes sociais do Mago da Redação e contribua com a democratização
de conteúdos de excelência 😉 

Os 5 temas mais cabulosos da História da FCC 

Todo mundo sabe que a FCC é a banca mais difícil do Brasil, mas todo mundo sabe, também, que está em boas mãos com o Mago da Redação, a maior referência em redação da FCC 😉

Que tal você treinar os temas mais cabulosos da História da FCC?

No TRT-2, em 2018, foi cobrado para o cargo de analista um tema “indefinido” que refletia sobre o “bem e o mal” a partir da Genealogia da Moral do filósofo Nietzsche. Dá um nó na cabeça, concorda?

Na prova do TSE, em 2017, foi cobrado para o cargo de analista algo próximo à participação política. Parece fácil, né?! O problema é que o texto motivador trouxe reflexões do filósofo Zizek, as quais mais confundem do que ajudam rsrs

Mais recentemente, na prova do TRT-18, em 2023, cargo de analista, um tema clássico da filosofia: “Acaso e determinação”. E aí, existe o acaso? A determinação pode enfrentar o acaso?

Em quarto lugar, pegando vários alunos de surpresa no TRT-4, cargo de analista, em 2022, veio o tema “Divisão Pessoal”. O detalhe foi que o texto motivador veio a partir de dois versos de uma poesia do poeta Ferreira Goulart! Porém, isso não foi novidade para os alunos do Prof. Rapha, uma vez que em seus cursos é explicado que a banca FCC pode colocar textos motivadores por meio de poemas, crônicas, músicas, trechos de entrevista, prosa…

Por último, na prova do TRT9, em 2022, para o cargo de analista, o tema foi “O gosto pessoal não é um fenômeno da natureza, e sim uma aquisição social”. Para quem estudou Bourdieu e Montesquieu com o Prof. Rapha ficou mais fácil do mastigar água hehe

Você já desenvolveu um desses temas? Lembra de mais algum tema cabuloso da FCC?

Sugestão do Mago: treine esses temas com a equipe de correção mais qualificada e experiente deste Brasilzão: conheça os pacotes de correções de redação personalizadas.

https://www.youtube.com/watch?v=QB0PLLo–iw

Siga o Prof. Raphael Reis nas redes sociais

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Revisão de Redação TRT12-SC

Curso de Revisão de Redação para o TRT-12 SC com o Mago da Redação!

Você já sabe que o Mago é recordista em acertar temas de redação, né? Só para a FCC foram 20 acertos, sendo 17 consecutivos!

Você já sabe que o Mago tem os melhores resultados por meio de seu método de ensino: em todos os certames as melhores notas são de seus alunos! Haaa, no TRT-5 BA, foram 15 alunos com nota máxima e dezenas com nota superior a 90 😉

E, agora, é a sua vez! Chega junto no curso de revisão de redação para o TRT-12!

O que irei aprender no curso de revisão do TRT12-SC?

Módulo

Prazo

Obs.:

01
Revisão de Gramática

10/09

Jac

02
Extra

15/09

Raphael

03
Revisão de Estrutura

22/09

Raphael

04
Temas Potenciais

29/09

Raphael

05
Teoria na Prática

06/10

Waldyr

Telegram
de Alunos e Descontos especiais em e-books

 

8
dias após a compra

Informações
do produto:

Dicas objetivas e didáticas
sobre temas de redação, estrutura, argumentos coringas e gramática.

Estude com o Mago da Redação!

Vantagens:

– Videoaulas objetivas e
didáticas;

– Material de apoio (slides);

– Repertórios coringas para
temas potenciais;

– Dicas de estrutura e de
gramática;

– A revisão ficará disponível
até o dia da prova, ou seja, o aluno poderá assistir durante todo este período
quantas vezes quiser!

 Investimento: R$ 75,00 ou 3X 


Quero fazer o curso de revisão de redação TRT-12 SC com o Mago da Redação

Temas de redação TRT12-Sc para você treinar

Siga o Prof. Raphael Reis nas redes sociais

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

 

Divulgue nos grupos de estudos as redes sociais do Mago da Redação e contribua com a democratização de conteúdos de excelência 😉